Dicas de como fazer ambientes pequenos parecerem maiores

Morar em um apartamento pequeno – ou, se preferir, apartamento studio – é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Afinal, um espaço sem paredes foge o convencional na hora da organização. Além disso, a desordem pode facilmente tomar conta do seu lar e as coisas começam a se aglomerar sem que você perceba.

Estar. Atrás do sofá desenhado pelo MN, com manta da Bed & Design e almofadas da Codex Home, o móvel camufla o ar-condicionado. Acima dele, alce de arame de Roberto Romero da Marché Art de Vie. Sobre a mesa da 6F Decorações, buda da Dot Objetos (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

Para ajudar, listamos 7 dicas valiosas que criam amplitude para o seu pequeno lar:

1 – OLHE PARA CIMA: Se a altura do imóvel permitir, tente ir o mais alto possível: instale prateleiras e nichos nas paredes. Isso atrai a atenção para cima, criando a sensação de que o apartamento é maior.

Luminárias da MO.D focam a bancada de Neolith; acima dela, há prateleiras estruturadas em cobre, que pendem do teto. A marcenaria é da Uzuni, e os banquinhos brancos vieram de um outlet (Foto: Gui Morelli / Divulgação)

2 – USE CORTINADO: Não que privacidade seja o problema, mas as cortinas podem te ajudar a estabelecer o limite entre sua área de dormir e o espaço social. Elas também darão a sensação de que o quarto é maior e você pode pendurá-las no teto usando ganchos.

Suíte do chalé Madeira | O cortinado de filó sobre a cama realça os tons de palha e de madeira. Em frente a ela, esteira de palha (Foto: Evelyn Müller / Living Inside)

3 – APROVEITE AS ILUSÕES ÓTICAS: Um truque infalível para deixar espaços compactos duas vezes maiores é o uso de espelhos. Instale em uma parede de um dos lados do apartamento. Se seu orçamento estiver curto, tente os espelhos hexagonais.

projeto-nina-Abdajieff -apartamento-belo-horizonte (Foto: Osvaldo Castro / Divulgação)

4 – TAPETE EMBAIXO DO SOFÁ: Colocar um tapete embaixo do sofá te ajudará a criar uma clara divisão entra a área que pertence à sala de estar e o resto do apartamento. Além disso, pode ser uma maneira de adicionar diferentes texturas na decoração e criar contrastes com o piso, por exemplo.

SALA DE ESTAR | Bali, a buldogue francesa, descansa imponente no tapete Missoni, da Leroy Merlin. Sofá Valentino, da Mannes. Ao lado, pufe redondo Tramare e cadeira Athos, ambos à venda na Abraccio. Mesa lateral de laca preta, da Sierra (Foto: Cristiano Bauce/Divulgação )

5 – ESTANTE DE LIVRO COMO DIVISÓRIA: Outra dica certeira é usar e abusar da estante de livros. Além de servir para armazenar caixas, livros e expor objetos de decoração, o móvel funciona muito bem como divisor de ambientes.

Desenhada por Renato e executada pela Colombo Movelaria, a estante tem nichos voltados para este ambiente e para a cozinha (Foto: Lufe Gomes / Divulgação)

6 – PINTE O TETO: A regra de olhar para cima se aplica neste item também. Pinte seu teto com um tom mais escuro ou use papel de parede. Este truque também dará a sensação de amplitude ao apartamento.

projeto-Gislene-Lopes (Foto: Jomar Bragança / Divulgação)

7 – PADRONIZE OS TONS: Quando se trata de decorar um apartamento pequeno – e sem paredes – aquela velha dica do “menos é mais” vira regra. Ao visualizar o padrão de cores, tudo parecerá mais organizado. A cor mais eficiente para o efeito é, sem dúvidas, o branco.

A jornalista Vauldi Carelse em seu loft na África do Sul (Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s